sábado, 7 de abril de 2012

Exercício 3:Espaço e Luz.

Nesse exercício 3 foi utilizado uma caixa que serviria de espaço para observarmos e manipularmos a incidência de luz no espaço.Um olho mágico foi acoplado á caixa,por meio do qual tiram-se as fotos.Na sequência de fotos abaixo foi usado papel amarelo para forrar as paredes e o chão foi coberto por outro tipo cortiça.As aberturas retangulares foram cobertas por papel translúcido azul,lembrando janelas de vidro.As calungas utilizadas nos dão a noção de escala.Na segunda foto usei um rolo de papel higiênico como coluna para servir de obstáculo à luz e projetar sombra na parede.

Virando a caixa o espaço se modifica,ficando mais estreito.Cobri a parede que antes era teto com papel vermelho e introduzi um tamanho maior de calunga,pois o espaço ficava mais alto.Observa-se a incidência da luz zenital e sua projeção na parede.Na terceira foto que segue,coloquei alfinetes na parede para observar o efeito da sombra projetada por elas na parede.



Na próxima sequência de fotos criei um outro tipo de abertura com retângulos de tamanhos e posições diferentes e cobri-os com papel translúcido rosa.Dobrei uma folha de papel sulfite branco e colei na parede,deixando-a com irregularidades.Observa-se a projeção da luz lateral na parede com irregularidades e o efeito provocado no espaço.

Virando a caixa o espaço parece mais estreito ainda.Observa-se a projeção da luz agora na parede vertical.

Nesse outra sequência de fotos foi feito aberturas na forma de losango cobertas por papel translúcido verde.O papel sulfite branco foi dobrado mais vezes e colocado na parede menor.Na parede maior foi posto papelão ondulado.
                                                                      Incidência lateral

                                         
                                                 Virando a caixa e introduzindo a calunga maior.
                                                                       Incidência zenital

Nas fotos a seguir,usei papel reflectivo na parede menor e papel sulfite branco na maior.O chão foi coberto por EVA verde claro esfiapado.Foi feito um teto ondulado de EVA verde escuro e aberturas no teto e ao lado do olho mágico.Esta última foi coberta por papel translúcido frutacor.Gostei  de observar o efeito provocado no ambiente pelo papel reflectivo.
                      Na foto a seguir foi colocado lâminas de papel reflectivo azul no teto da caixa.
                                                 Virando a caixa,as lâminas tornam-se janelas.

Nesta outra sequência de fotos foi feito um corte na parte inferior da lateral da caixa,sendo coberto por papel translúcido laranja para observar a percepção de variação de tamanho provocada pela luz nos planos verticais e horizontais da caixa.O chão foi forrado por papel roxo e o teto por papel preto.Conserva-se a abertura frutacor na lateral da caixa.Na segunda foto foi introduzida uma coluna ao ambiente.

 Virando a caixa observa-se a projeção da luz zenital na parede lateral e a influência da luz na percepção do tamanho dos planos horizontais.


Nesta próxima foto criei um túnel com papel reflectivo mantendo a abertura lateral laranja e outra abertura frutacor.O efeito provocado pela reflexão da luz é bem interessante.


Na última foto a caixa sofreu algumas modificações.Cobri a abertura lateral forrada por papel translúcido laranja e mantive a abertura lateral em papel fruta cor.Caixas de fósforo foram acopladas na parede lateral,que foi coberta por papel sulfite laranja.Ao acrescentar as caixas de fósforo, observa-se o efeito provocado pela passagem da luz por elas no ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário