A próxima foto evidencia os braços da Fundação,que se projetam para fora do prédio,servindo como corredor e tem a finalidade de diminuir a inclinação das rampas que dão acesso aos andares do edifício,uma vez que uma rampa fica no interior do prédio e a outra fora do mesmo(que são os "braços").Podemos notar também que os braços possuem sentidos contrários e criam um vão entre eles e o prédio.
Entrada da Fundação Iberê Camargo.Observa-se a dobra dos braços que são feitas pelo próprio concreto.Nota-se também a altura relativa entre o braço e o térreo.A abertura de vidro acompanha a curva do edifício.
As próximas fotos foram tiradas de dentro do vão criado pelos braços da Fundação.Podemos observar o encontro deles com o edifício,a forma sinuosa do prédio e as diversas aberturas laterais que enquadram a paisagem do Guaíba.
Efeito de luz e sombra criado pelos braços.Observa-se também que as aberturas tendem a acompanhar a curvatura dos braços.
Braços saindo do prédio e a sua curva feita pelo concreto.Observa-se também que o espaçamento entre os braços decima é menor que o espaçamento entre os braços de baixo,uma vez que eles seguem sentidos contrários.
Braços da faixada vistos por trás.Observa-se uma abertura retangular em um deles.
Alguns vazios também fazem parte da Fundação Iberê Camargo.A primeira foto mostra o vazio criado pelas curvas do prédio.A segunda mostra um vazio retangular com aberturas laterais.A terceira mostra o vazio criado pelo subtração de um pedaço da parede por uma abertura lateral.
As próximas fotos mostram a entrada da fundação vista decima e o andar térreo.Nota-se as várias curvas que formam as rampas internas e as aberturas laterais que as acompanham.Percebe-se também as divisões dos andares.
A parte interna da Fundação Iberê Camargo tem as paredes feitas com um tipo de gesso e o acabamento em mármore.As duas próximas fotos mostram o acabamento dos cantos em mármore,sendo que a primeira mostra o acabamento em L e a segunda,o acabamento em X.
Acabamento dos andares da fundação se repetem.
As divisões dos ambientes em T possuem a mesma espessura das paredes e interligam um espaço ao outro.
Uma das preocupações do arquiteto Álvaro Siza foi tentar esconder as entradas de ar,tomadas,saída de som,entre outros.A primeira foto abaixo mostra a "camuflagem" da tomada que fica no chão.A segunda e a terceira foto mostram a saída de ar que se dá por espaços entre as paredes e o teto e ou entre as paredes e o chão,ficando,dessa forma,os ar condicionados escondidos por detrás das paredes.
Todos os móveis e indicações da Fundação(bancadas,cadeiras,indicações de saída e banheiro,etc)foram projetados por Siza.A foto a seguir mostra a cadeira e a lixeira feitos e assinados pelo arquiteto.
Para preservar as obras expostas na Fundação,utiliza-se atualmente na mesma apenas iluminação artificial.As primeiras fotos tratam da iluminação das salas de exposição que se dá por aberturas retangulares localizadas no centro do teto.
Outro tipo de iluminação artificial é encontrada na Fundação e se dá por um espaço no teto,onde as lâmpadas estão nos vãos,iluminando lateralmente a forma retangular.
Sob a porta encontramos também um outro tipo de iluminação que é projetada para cima.
Encontramos também iluminação natural na Fundação Iberê Camargo,que ocorre através de aberturas zenitais e laterais localizadas principalmente nas rampas internas e externas do prédio.A primeira foto mostra uma abertura zenital próxima à parede do prédio.
As próximas fotos evidenciam uma abertura zenital redonda em uma das rampas externas da Fundação.
As aberturas laterais por muitas vezes acompanham as vigas que formam as curvas das rampas.As fotos a seguir mostram um exemplo desse tipo de abertura lateral que se localizam nas rampas internas.
Algumas aberturas laterais enquadram a paisagem do Guaìba.A primeira foto mostra a paisagem enquadrada pelo espaço entre os braços externos da Fundação,enquanto a segunda mostra a paisagem sendo enquadrada pela própria abertura lateral.
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